Tóp. em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leer la ideología: la realidad y el deseo

+2
jaciara.caetano
Ingrid Santos
6 participantes

Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por Ingrid Santos Sáb Mar 25, 2017 7:46 pm

Estimados colegas,

Este artigo, segundo Cassany et al ., é parte de um projeto de alfabetização crítica que, segundo os autores, trabalha com o desenvolvimento de ferramentas educativas que propiciem a compreensão crítica, além de avaliar de que modo os leitores recebem e recuperam a ideologia presente nos textos que circulam na sociedade.
Este trabalho insere-se na tradição dos Novos Estudos de Alfabetização que utilizam ferramentas etnográficas, como entrevistas, observação do participante ou pesquisa(eles não especificaram qual o tipo de pesquisa) para chegar ao conjunto de práticas de alfabetização, que serão executadas por um determinado grupo de pessoas. Os autores selecionaram dois textos jornalísticos(editoriais sobre as ações do grupo ETA) e ideológicos(pareceu-me, nesse ponto, que os autores acreditam na imparcialidade jornalística,pois eu não entendi o motivo de dizer que é um texto jornalistico ideológico ,visto que, todo discurso é ideológico) sobre um determinado fato e, após essa seleção, os pesquisadores elaboraram um pequeno questionário de compreensão e o levaram a diferentes grupos leitores, a fim de descobrirem como esse grupo recupera as ideologias presentes no texto jornalístico. Os autores relatam ,também, que gravaram alguns leitores e confrontaram as respostas dos áudios com os questionários escritos .
No que diz respeito aos sujeitos participantes, os autores selecionaram um grupo de estudantes universitários de primeiro ano (jovens entre 17 e 18 anos, nascidos na Catalunha).

Bem, sobre os resultados encontrados, os autores disseram que os leitores mais especializados conseguem facilmente encontrar os resquícios e as marcas ideológicas presentes no discurso, e esses leitores já leem buscando e sabendo que podem encontrar esses resquícios no texto. Esses leitores especializados fazem uso de três tipos de conhecimento para detectar as marcas ideológicas presentes no texto : conhecimento enciclopédico , conhecimento léxico -gramatical e conhecimento discursivo . Contudo,os dados encontrados também revelaram a necessidade de mais práticas leitoras dentro e fora das salas de aula ,pois ainda que ,os alunos consigam detectar a presença da ideologia no texto,esses alunos não sabem qual é o posicionamento sociopolítico em que estão inseridas  as ideias que norteiam o texto.


Sobre a discussão deste texto,como os autores estão lidando com o âmbito acadêmico ,gostaria de saber como vocês veem essa questão da ideologia dentro das universidades ? Será que os alunos(de graduação,em especial) realmente têm uma visão crítica e reflexiva sobre os discursos que circulam na sociedade ?

Ingrid Santos

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Re: Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por jaciara.caetano Sáb Mar 25, 2017 10:47 pm

Olá Ingrid!
O que eu vi enquanto aluna de graduação, é que no começo os alunos podem não ter essa visão crítica sobre os discursos que circulam na sociedade, ainda estão iniciando essas leituras e recebendo as orientações quanto à existência desses discursos. Isso me incluo porque essa é uma observação que fiz junto aos meus colegas; depois de algum tempo com as aulas que temos é que começamos a construir esse senso crítico, a conhecer os diferentes discursos, respeitá-los e identificá-los. Então, acho que as aulas na universidade são responsáveis por essa "descoberta" dos diferentes discursos.

jaciara.caetano

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Re: Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por Fabio Nunes Dom Mar 26, 2017 10:27 am

Entendo que a percepção ideológica em um discurso é uma habilidade que se inicia no contexto sociocultural de cada um. Uma criança que é criada em um ambiente no qual não há debate, discussão de ideias e onde questionamentos são desencorajados, dificilmente desenvolverá um senso crítico. A sociedade como um todo tem muita dificuldade em perceber mensagens ideológicas justamente pelo alto grau de alienação que é incutido através, principalmente, da mídia de massa, que mascara os fatos, entregando inverdades para a população. Esta, por sua vez, não é capaz de encontrar os fatos legítimos (ou simplesmente não tem vontade), devido ao seu estado de dormência.

Deste modo, na universidade não é muito diferente. Os alunos, que não são encorajados a levantar questionamentos nas escolas, se espantam imediatamente quando um professor pergunta qual a opinião dele sobre algo. E é nesse momento que a responsabilidade do professor emerge, estando ciente de que deve preparar estes alunos para enxergar a realidade de forma mais crítica, sem aceitar tudo o que escutam, leem ou assistem de forma passiva.
Fabio Nunes
Fabio Nunes
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/03/2017

https://la106.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Re: Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por Tatiane Lima Dom Mar 26, 2017 2:05 pm

Concordo com a Jaciara. Na escola em que estudei, por exemplo, não haviam debates, somente uma enxurrada de conteúdos que possivelmente estariam nas provas dos vestibulares. Quando algum assunto polêmico surgia, não tínhamos tempo de discutir pois o foco principal era terminar o conteúdo que devia ser estudado naquela aula. Éramos depósitos de conhecimentos vagos e superficiais. No entanto, ao adentrar na Universidade, onde há uma grande distinção entre quantidade e qualidade, começamos a ter a oportunidade de discutir ideias, de questionar e de expor a nossa opinião. O papel do professor é essencial pois ele é um dos responsáveis por formar a opinião dos alunos sobre vários temas, sem dúvida uma grande responsabilidade...

Tatiane Lima

Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Re: Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por JTERCIO Ter Mar 28, 2017 7:30 am

Bom dia, caros (as) colegas,

jaciara.caetano escreveu:O que eu vi enquanto aluna de graduação, é que no começo os alunos podem não ter essa visão crítica sobre os discursos que circulam na sociedade, ainda estão iniciando essas leituras e recebendo as orientações quanto à existência desses discursos. Isso me incluo porque essa é uma observação que fiz junto aos meus colegas; depois de algum tempo com as aulas que temos é que começamos a construir esse senso crítico, a conhecer os diferentes discursos, respeitá-los e identificá-los. Então, acho que as aulas na universidade são responsáveis por essa "descoberta" dos diferentes discursos.

Compartilho do mesmo pensamento da Jaciara. Enquanto aluno de graduação, cheguei com uma visão de mundo muito limitada, mas, com o passar dos anos na universidade, passei a ter essa compreensão de mundo e a perceber que não existe discurso neutro, sempre há algo por trás. Ressalto ainda que a mudança desse olhar é um processo, leva um certo tempo.

Abraço,

Jorge Tércio

JTERCIO

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Re: Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por talysonmds Ter Mar 28, 2017 10:34 am

Bom dia, colegas.

Também acredito que é no universo da academia que iremos aguçar nossa criticidade em relação ao inúmeros discursos proferidos na sociedade, discursos esses que massacram e nos alienam quando não temos essa capacidade de contestar e discordar de tais discursos. Em minha experiência particular, percebi uma grande diferença quanto ao meu senso crítico ao longo dos anos de graduação. Acho que uma das grandes contribuições da universidade seja essa característica de nos transformar enquanto sujeitos pensantes e reflexivos. É uma pena que as escolas não explorem essa criticidade, embora, às vezes até tentamos desenvolver esse aspecto, mas somos bloqueados pelo sinos que regem as escolas: provas, conteúdo a ser concluído, projetos etc.

talysonmds

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Leer la ideología: la realidad y el deseo Empty Re: Leer la ideología: la realidad y el deseo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos