CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
Tóp. em Linguagem, Tecnologia e Ensino :: LA 106 - Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização :: Discussão sobre os textos da Aula 3 (22/03/17)
Página 1 de 1
CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
Neste artigo são apresentados três bons exemplos de como se trabalhar com as redes sociais em sala de aula.
O que se pode concluir com a interação e aprendizagem online segundo o autor:
1. Os estudantes participaram com maior frequência e com maior rapidez no Facebook que no E/AVA;
2. As intervenções são espontâneas, curtas, relevantes, oportunas e com provas;
3. A troca está condicionada pela interface da rede social: as intervenções se ordenam cronologicamente e aparecem que se encaixam como bonecas russas.
Além disso, o autor recomenda cinco práticas que deveriam ser adotadas pelos professores:
1. Se informar quais redes sociais os alunos utilizam e planejar o ensino contando com essa ferramenta que é um meio para a aprendizagem do aluno;
2. Construir uma rede social de apoio, na qual o docente deve integrar-se a essa rede definindo as regras, conteúdos, calendário, etc.;
3. Educar os estudantes a usar as redes sociais como ferramenta de aprendizagem;
4. Utilizar as redes sociais para a sua formação continuada;
5. Aproveitar as redes sociais aproveitando as particularidades de cada uma, trabalhar com várias redes em uma mesma disciplina e animar os alunos a conhecer novos espaços de aprendizagem.
Sammya e Lya
O que se pode concluir com a interação e aprendizagem online segundo o autor:
1. Os estudantes participaram com maior frequência e com maior rapidez no Facebook que no E/AVA;
2. As intervenções são espontâneas, curtas, relevantes, oportunas e com provas;
3. A troca está condicionada pela interface da rede social: as intervenções se ordenam cronologicamente e aparecem que se encaixam como bonecas russas.
Além disso, o autor recomenda cinco práticas que deveriam ser adotadas pelos professores:
1. Se informar quais redes sociais os alunos utilizam e planejar o ensino contando com essa ferramenta que é um meio para a aprendizagem do aluno;
2. Construir uma rede social de apoio, na qual o docente deve integrar-se a essa rede definindo as regras, conteúdos, calendário, etc.;
3. Educar os estudantes a usar as redes sociais como ferramenta de aprendizagem;
4. Utilizar as redes sociais para a sua formação continuada;
5. Aproveitar as redes sociais aproveitando as particularidades de cada uma, trabalhar com várias redes em uma mesma disciplina e animar os alunos a conhecer novos espaços de aprendizagem.
Sammya e Lya
Lya Parente- Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 34
Tóp. em Linguagem, Tecnologia e Ensino :: LA 106 - Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização :: Discussão sobre os textos da Aula 3 (22/03/17)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|