CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
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Tóp. em Linguagem, Tecnologia e Ensino :: LA 106 - Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização :: Discussão sobre os textos da Aula 3 (22/03/17)
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CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
[center]ALGUMAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
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Sammya e Lya
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a) Quais as dificuldades que temos em sala de aula com o uso de TIC’s para o desenvolvimento da leitura crítica?
b) Após apresentar o Projeto Facebook, o autor afirma que: “A interface simplificada e multimodal da rede favorece a troca, o intercâmbio com centenas de pessoas com uns clics, porém não necessariamente contribui na elaboração de uma prosa precisa e detalhada própria do conhecimento especializado. ” Você concorda com essa afirmação do autor? Por favor, justifique sua resposta.
[/justify]b) Após apresentar o Projeto Facebook, o autor afirma que: “A interface simplificada e multimodal da rede favorece a troca, o intercâmbio com centenas de pessoas com uns clics, porém não necessariamente contribui na elaboração de uma prosa precisa e detalhada própria do conhecimento especializado. ” Você concorda com essa afirmação do autor? Por favor, justifique sua resposta.
Sammya e Lya
Lya Parente- Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 34
Re: CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
b) Após apresentar o Projeto Facebook, o autor afirma que: “A interface simplificada e multimodal da rede favorece a troca, o intercâmbio com centenas de pessoas com uns clics, porém não necessariamente contribui na elaboração de uma prosa precisa e detalhada própria do conhecimento especializado. ” Você concorda com essa afirmação do autor? Por favor, justifique sua resposta.
Eu concordo por acreditar que o espaço online é que talvez não permita essa elaboração, tendo em vista que as redes sociais possuem uma linguagem própria voltada para o imediatismo. Todo mundo ao mesmo tempo querendo a mesma coisa e precisa ser rápido, objetivo.
Eu concordo por acreditar que o espaço online é que talvez não permita essa elaboração, tendo em vista que as redes sociais possuem uma linguagem própria voltada para o imediatismo. Todo mundo ao mesmo tempo querendo a mesma coisa e precisa ser rápido, objetivo.
jaciara.caetano- Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/03/2017
Re: CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
Como já citado em outras discussões, um dos pontos (e talvez o ponta-pé inicial) é despertar nos professores o interesse em tornar as TIC's parte da sua prática, utilizando-as de forma motivante. No que concerne aos alunos, creio que o grande desafio é conscientizá-los de que o ambiente virtual pode ser usado como meio de aprendizagem e aquisição de conhecimento, cujo uso necessita que as informações que lá se encontram sejam filtradas. Para muitos, esse espaço é visto como um local de interação, mas no sentido da diversão, do passatempo, e por isso acabam adotando uma postura passiva em relação às informações às quais são expostos.
Luciana Bessa- Mensagens : 14
Data de inscrição : 21/03/2017
Re: CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
De fato, é necessário que haja uma motivação inicial por parte das instituições escolares, em que esta irá favorecer formações pertinentes à temática do uso das redes sociais em favor do conhecimento de seus alunos. Penso que se essa decisão não for tomada pela própria coordenação da escola, mesmo com a boa vontade do professor, não seja algo que assegure o êxito da atividade. Falo isso, porque o que percebo, pelo menos na minha realidade de escola particular, é que uma das dificuldades de usar qualquer coisa que fuja ao que é explorado comumente na escola, a coordenação e os pais são os primeiros a questionar, e isso não seria diferente com as TIC's.
Se o próprio professor não estiver seguro dessa proposta de usar as TIC's em favor do desenvolvimento da leitura crítica, os alunos dificilmente irão perceber que nelas podemos explorar muito mais coisas do que imaginamos, e não só usá-las para se divertir ou passar o tempo.
Se o próprio professor não estiver seguro dessa proposta de usar as TIC's em favor do desenvolvimento da leitura crítica, os alunos dificilmente irão perceber que nelas podemos explorar muito mais coisas do que imaginamos, e não só usá-las para se divertir ou passar o tempo.
talysonmds- Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/03/2017
Re: CASSANY, D. Redes sociales para leer y escribir.
Após apresentar o Projeto Facebook, o autor afirma que: “A interface simplificada e multimodal da rede favorece a troca, o intercâmbio com centenas de pessoas com uns clics, porém não necessariamente contribui na elaboração de uma prosa precisa e detalhada própria do conhecimento especializado. ” Você concorda com essa afirmação do autor? Por favor, justifique sua resposta.
Acredito que o uso de redes sociais para a elaboração de prosa (prática de escrita) deve ser cautelosamente planejado, viso que, como a Jaciara disse, há um imediatismo inerente à rede social e uma grande quantidade de gêneros de discurso dentro delas. No facebook, por exemplo, há vídeos, textos, hiperlinks, imagens, memes, chat, jogos dentre outros. Fazer um uso direcionado para um propósito específico é bem difícil, embora não impossível como atestou Cassany. Esbarramos, ainda, na visão de alguns pais e professores de que o ensino de escrita deve ser formal, negando o uso dessas ferramentas como auxílio na prática de produção. Não se pode esquecer que as redes sociais são um lugar de uso concreto da língua, presente no cotidiano dos jovens, além de ser um ambiente de múltiplas possibilidades de interação, com diversos propósitos. Ou seja, nas redes sociais, os alunos exercerão a linguagem de maneira sistemática, e precisam saber interagir nesse ambiente por meio da língua pois o nosso contexto social aponta para uma cada vez maior presença delas em nosso cotidiano. Hoje, as redes sociais são muito utilizadas para recrutamento de empresas, pesquisas, negociações, comércio dentre outras atividades que antes apareciam apenas no contexto real (em oposição ao virtual) de interação.
Acredito que o uso de redes sociais para a elaboração de prosa (prática de escrita) deve ser cautelosamente planejado, viso que, como a Jaciara disse, há um imediatismo inerente à rede social e uma grande quantidade de gêneros de discurso dentro delas. No facebook, por exemplo, há vídeos, textos, hiperlinks, imagens, memes, chat, jogos dentre outros. Fazer um uso direcionado para um propósito específico é bem difícil, embora não impossível como atestou Cassany. Esbarramos, ainda, na visão de alguns pais e professores de que o ensino de escrita deve ser formal, negando o uso dessas ferramentas como auxílio na prática de produção. Não se pode esquecer que as redes sociais são um lugar de uso concreto da língua, presente no cotidiano dos jovens, além de ser um ambiente de múltiplas possibilidades de interação, com diversos propósitos. Ou seja, nas redes sociais, os alunos exercerão a linguagem de maneira sistemática, e precisam saber interagir nesse ambiente por meio da língua pois o nosso contexto social aponta para uma cada vez maior presença delas em nosso cotidiano. Hoje, as redes sociais são muito utilizadas para recrutamento de empresas, pesquisas, negociações, comércio dentre outras atividades que antes apareciam apenas no contexto real (em oposição ao virtual) de interação.
Susane- Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/03/2017
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